terça-feira, 29 de janeiro de 2019

O IAHGP comemora seus 157 anos de existência com uma Solene e concorrida Sessão Magna

* Fachada do IAHGP - Arquivo/Google * 
No dia 28 de Janeiro de 2019, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano-IAHGP comemorou os seus 157 anos de fundação, com uma Sessão Solene, no Auditório de sua sede social, em Recife. Foi uma expressiva festa da intelectualidade pernambucana.
Professor Benedito Mendes e o Presidente do IAHGP, Prof. George Cabral de Souza
O Presidente do IAHGP, Professor George Cabral de Souza incluiu também, nas comemorações, os 365 anos da Restauração Pernambucana.

Vários Historiadores tomaram posse ou foram homenageados pelo referido Instituto Histórico, dentre eles, o cearense/potiguar BENEDITO VASCONCELOS MENDES, que tomou posse como Sócio Correspondente do IAHGP. O Prof. Benedito foi indicado pelo Sócio Efetivo do IAHGP, George Emílio Bastos Gonçalves.
Intelectual George Emílio Bastos Gonçalves, Professor Benedito Vasconcelos Mendes e Susana Goretti
Por solicitação do agraciado com o título de Sócio Correspondente, Ormuz Barbalho Simonetti, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, que não pode comparecer ao evento, o Prof. Benedito Vasconcelos Mendes recebeu simbolicamente, o seu diploma, que posteriormente entregará ao Professor Ormuz.

O orador oficial da Sessão Solene, Ricardo Leitão destacou a entrega da importante e cobiçada  Medalha Conde da Boa Vista ao destacado Mecenas Pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand, fundador e mantenedor do Instituto Ricardo Brennand.
Prof. Nilzardo Carneiro Leão e a Professora Susana Goretti Lima Leite
O IAHGP é o mais antigo instituto histórico estadual (fundado em 1862),  perdendo em primazia somente para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que foi criado em 1838. Do acervo do IAHGP merecem destaque, o Museu (fundado em 1866), a Revista (fundada em 1663), o Arquivo e a Biblioteca.