quinta-feira, 17 de agosto de 2017

MANUAL DA SAÚDE ANIMAL: A IMPORTÂNCIA DO BANHO E TOSA


Kaka Gadelha com suas filhas Samanda e Lara, saindo de mais uma sessão de banho e tosa, com seus mascotes Dedé e Kakazinha.
Cuidar da saúde do seu animal de estimação é um ato de carinho e demonstra o quanto você se importa com seu bichinho. Os pets são tratados como parte da família, convivem com as crianças e dividem o mesmo espaço dos humanos, seja em casa ou no apartamento. Fato é que não podemos descuidar da higiene dos animais de estimação. Banho e tosa devem fazer parte da rotina de cuidados, que protege a saúde do seu bichinho e da sua família.

O PRIMEIRO BANHO E A PRIMEIRA TOSA
Filhotes podem tomar o primeiro banho 40 dias após o nascimento. No entanto, o banho em pet shop só é recomendando após o término das vacinas para evitar possíveis viroses causadas pelo contato com outros animais. Durante esse período, o ideal é higienizar o animal com lenços umedecidos.
A tosa bebê é indicada para cães de pelagem longa e pode ser realizada a partir do oitavo mês, quando o animal passa por uma troca de pelos. A tosa não precisa completa, ou seja, não é necessário retirar completamente os pelos do animal, que podem ficar com um ou dois dedos de comprimento. E para os mais receosos com o uso da máquina, a tosa também pode ser feita com tesoura, retirando apenas as pontas da pelagem.

OS BENEFÍCIOS DA TOSA HIGIÊNICA
Indicada para cães de todas as raças, o objetivo da tosa é aparar os pelos das patas, olhos, barriga e região genital, o que facilita a higienização do animal. Em épocas quentes é indicado reduzir a pelagem para refrescar o bichinho.
A tosa pode ser realizada com máquina ou tesoura a cada dois meses, dependendo da raça e da necessidade do animal. É importante escovar o bichinho diariamente para evitar que o pelo fique embolado, se isso acontecer a tosa deve ser mais curta e feita com máquina.
Além de contribuir para a higiene e a beleza do seu animal de estimação, a tosa também possui outros benefícios:

  • Cortar as unhas;
  • Eliminar fungos e bactérias que ficam no pelo;
  • Verificar a presença de parasitas (pulgas e carrapatos);Verificar a pele e os ouvidos do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário