terça-feira, 16 de julho de 2019

ROTARY CLUB DE SOBRAL EMPOSSA NOVO CONSELHO DIRETOR E PRESTA HOMENAGENS Á VICE-GOVERNADORA E PERSONALIDADES ROTARIANAS




Aconteceu na noite de quinta-feira, 04 de Julho de 2019, no Rotary Club de Sobral,  data em que todas as instituições se arregimentam  para celebrar a emancipação política de 246 anos da Princesa do Norte.   Por esta razão especial,  o Club Rotary escolheu a data para a sessão  solene e marcante que ensejou a transmissão de cargo da presidência do R.C. de Sobral. Passou de Francisco Sávio T. Pontes (Presidente do Rotary 2018-19) para o novo presidente Francisco Agenor Andrade Júnior (Presidente 2019-20). Concomitantemente aconteceu a transmissão de cargo dos novos diretores para o biênio  vindouro.  O evento foi dos mais concorridos da noite, tendo em vista a grandeza  das personalidades homenageadas, o Rotariano do ano e como Sobralense Destaque a vice-Governadora Izolda Cela.  Foi concedido o  troféu Governador João Tome de Sabóia, em reconhecimento ao brilhante trabalho feito nos últimos anos em prol da  educação no Estado do  Ceará.  Também foram agraciados com o mesmo Trofeú  os Rotarianos, Francisco das Chagas Marinho, como o padrinho rotariano do ano e José Ocleciano Marçal, homenageado como rotariano do ano. Confira os detalhes desta grande noite que ficará marcada na memória de todos. Aguardem também publicação na edição 85 da Revista impressa Alternativa, dia 23 nas bancas. 
















Quem foi PAUL HARRIS ??
Paul Percy Harris (Racine, Wisconsin, 19 de abril de 1868 — Chicago, Illinois 27 de janeiro de 1947) foi um advogado estadunidense, fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary International.
Filho de pais de vida pouco regrada, Paul Percy Harris foi criado por seus avós paternos, Harold e Pamela. Criança e jovem travesso, era o terror da pacata cidade de Wallingford, Vermont e acabou expulso de duas escolas superiores.
Entretanto, a austeridade, a compreensão, a bondade e a tolerância de seus avós, bem como a confiança que seu primeiro patrão nele depositou, pesaram em muito na mudança de comportamento daquele que fundou e desenvolveu o que se tornaria maior entidade particular de serviço social do mundo.
Em 1891, formou-se em direito e decidiu passar os cinco anos seguintes conhecendo os EUA. Trabalhou como repórter, cowboy, professor na Los Angeles School of Business, porteiro de hotel, vendedor de granito e marinheiro. Em 1896, estabeleceu-se em Chicago e em pouco tempo tornou-se um advogado conhecido.
Uma noite foi jantar com um colega do escritório, e de uma caminhada que fizeram após o jantar surgiu o Rotary.
Naquele passeio seu amigo parou em vários estabelecimentos comerciais para cumprimentar os proprietários e lhes apresentar Paul. O fato de que os clientes de seu anfitrião haviam se transformado em amigos entrou na mente de Paul Harris e nunca mais saiu. O Rotary foi criado cinco anos mais tarde como um clube onde relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizade.
Quando criança, Paul Harris estudara em escolas de elite, onde os alunos tinham pouca ou nenhuma preocupação com dinheiro. Mas ao cursar de direito em lowa conheceu colegas mais velhos que haviam trabalhado duro para poder pagar seus estudos.
Possivelmente, este contato fez grande impressão em Paul Harris pois os primeiros Rotary Clubs eram formados por homens de negócio que conquistaram o que tinham por seu próprio esforço, os self-made men.
Familia
Paul Harris casou-se com Jean Thomson, natural de Edimburgo, Escócia, em 1910. O casal não teve filhos e permaneceram casados até o falecimento de Paul. Jean faleceu em 1963, em sua cidade natal.
Reconhecimento
Após a fundação do primeiro Rotary Club em Chicago, o advogado tornou-se, marido exemplar, cidadão do mundo, conheceu os cinco continentes, recebeu honrarias de reis e presidentes e tornou seu nome sinônimo do que de mais valor herdara de seu avô: a tolerância.
Título “COMPANHEIRO PAUL HARRIS”, é o nome que leva o certificado de reconhecimento outorgado pela FUNDAÇÃO ROTÁRIA, para qualquer pessoa, pela doação expontânea da importância de US $ l.000,00 dólares, com a finalidade contribuir para os fundos da Fundação Rotária, com que são desenvolvidos seus diversos programas humanitários. O nome é uma homenagem ao fundador da organização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário