quarta-feira, 29 de maio de 2019

Neto de Cesário Barreto Lima Assume a Presidência da ANTT em Brasília

* Foto: Reprodução/TV Senado/www.poder360.com.br *
O Ministro Tarcísio Vieira fez indicação de Davi Ferreira Gomes Barreto, filho de Pierre Barreto e neto de Cesário Barreto Lima, que completará 40 anos em setembro, para o cargo de Diretor da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres em março pela presidência da república. Coube ao Senado sabatinar, e a aprovação foi unânime pelos 17 votantes.

Davi Barreto é formado em engenharia eletrônica pelo ITA Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e Mestre em Regulação pela Universidade de Brasília, fala quatro idiomas e atualmente exerce o cargo de Conselheiro Substituto no Tribunal de Contas do Estado do Ceará.
      * Posse do Conselheiro Substituto Davi Barreto no TCE/CE - Arquivo Balada In *
Durante a sabatina, na comissão de infra-estrutura, o senador Elmano Férrer, do PODEMOS do Piauí, elogiou a formação acadêmica do Indicado: “Eu nunca vi nesta casa um currículo tão rico, diferentemente de muitos que passaram por aqui... indicações eminentemente político partidárias. Ele está chegando a esta casa por méritos. Creio que mesmo tendo feito um curso de engenharia da área de eletrônica, ele está preparado, a meu ver, para qualquer atividade em qualquer agência existente neste país.”

Davi Barreto afirmou que pretende contribuir para o fortalecimento da ANTT e para regulação de infra-estrutura de transportes no País: “Eu sei que os desafios da agência e do setor são enormes. Destravar, tornar realidade investimentos em infra-estrutura é uma pauta constante da agenda do setor público, no setor privado, em qualquer ranking de competitividade que se observe... A nossa infra-estrutura de transporte deixa a desejar. Estamos atrás de países do BRICS ou de outros emergentes, de vizinhos da América Latina.”

Davi Barreto disse ainda que a ANNT deve ter como agenda o fortalecimento do transporte ferroviário, com meta de passar de 15 para 31 % o volume de carga transportada.

O Brasil tem hoje apenas 10.000 km de malha ferroviária plenamente operacional, e 1.700.000 km de rodovias.

Apesar da diferença, Davi Barreto afirmou que também há espaço para investimentos em mais rodovias, principalmente pela iniciativa privada, já que os números são modestos quando comparados a outros países continentais.

A malha rodoviária americana é dezessete vezes maior que a brasileira e a chinesa treze vezes. Além de investimentos em novas concessões, Davi Barreto defendeu ferramentas mais efetivas de fiscalização e o fortalecimento da governança regulatória.

Fontes:Rádio Senado, Marcela Cunha, Dr. César Barreto.

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