sábado, 4 de maio de 2019

Luto na educação com o falecimento do professor Sampaio

Faleceu nesta sexta-feira 03 de maio de 2019 o professor Francisco Sampaio Sales. O velório está acontecendo na cidade de Meruoca. Haverá missa de corpo presente às 9:30 horas com o sepultamento em seguida no cemitério local.
Um pouco sobre o professor Sampaio

Nasceu na Serra da Meruoca no dia 26 de maio de 1942, filho de Maria Sampaio Sales e Gabriel Francisco de Sales. Veio morar em Sobral em 1958, para concluir seus estudos. Foi aluno do Seminário São José de Sobral. Casou com a bancária do banco do Brasil  Lysia Pimentel Gomes Sampaio, falecida e deixou quatro filhos: Décio, Jacyra, Enia e Liv.

Era formado em Letras e Engenharia de Operação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -  UVA, e além de ter título de Cidadania Sobralense, recebeu muitos títulos na área da educação. Lecionou em vários colégios, dentre eles o Sobralense, Estadual Dom José Tupinambá da Frota e Santana.
Atuou na área administrativa de várias instituições de ensino, pois foi vice-diretor do Colégio Sobralense, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UVA por dez anos, pró-reitor de Educação Continuada por três anos, Chefe do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de Meruoca, Chefe do Setor Didático da Faculdade de Engenharia de Operação, Supervisor Pedagógico do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, Chefe do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral.

Foi também Juiz Classista da Junta de Conciliação e Julgamento de Sobral e na  Companhia Cearense de Cimento Portland desempenhou os cargos de Chefe do Setor de Seleção e Analista de Treinamento.
 
Como sócio do Rotary Club de Sobral, foi escolhido para o cargo de presidente. Era membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras - ASEL, ocupando a cadeira Nº 5, Membro da Comissão Estadual do Projeto Nordeste (CAPES/FUNCAP). Recebeu várias comendas, entre elas a Medalha Paul Harris Fellow The Rotary Foundation do Rotary internacional, Título Paul Harris, Medalha Presidente João Tomé, Placa de Prata do Rotary Club Betânia, Mérito UVA - 30 anos, conferida pela UVA, e Troféu José Maria Soares, concedido pelo Centro Cultural Dom José de Sobral.

Com surgimento da Rádio Universitária AM 1320 de Sobral, hoje Rádio Regional, estagiou e fez Curso de Radialista em 2004, por indicação do já falecido Prof. José Teodoro Soares.

Criou e apresentou o programa “Ao cair da tarde”, que marcou época durante anos na Rádio Universitária, transmitido em cadeia com a Rádio Educadora e Ressurreição, das 16 às 17h, onde compartilhava a cultura nas mais variadas formas, através da música popular brasileira, poesias e informações com muita qualidade.

Professor Sampaio também apresentou  programa na Rádio Ressurreição AM 1460, após sair da Rádio Universitária e ficar fora do ar por um curto período.

Fonte: Artemísio da Costa
Fotos: Redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário