sexta-feira, 3 de maio de 2019

Fatos históricos do dia 3 de maio

* Nasce Nicolau Maquiavel *
O filósofo, escritor e político italiano Nicolau Maquiavel nasceu no dia 3 de maio de 1469, em Florença. Desempenhou várias missões diplomáticas na Itália, na França e na Alemanha. Mais tarde, foi exilado e escreveu a obra O Príncipe, uma espécie de manual sobre a arte de governar.

1469 - Nasce Nicolau Maquiavel, escritor e filósofo nascido em Florença, autor de O Príncipe. 
1519 - Hernan Cortes funda a cidade de Vila Rica de Veracruz, no México.
1523 - O conquistador Cristovão de Olid desembarca nas terras de Honduras e toma posse do território em nome do rei da Espanha.
1783 - Nasce José Maria de la Riva Aguero, político peruano, presidente da República entre 1823 e 1827.
1784 - Nasce Vicente López Planes, militar e poeta argentino.
1814 - Napoleão é levado à ilha de Elba, lugar de seu primeiro exílio. 
1816 - Juan Martin Puyrredon é eleito Diretor Supremo pelo Congresso da Argentina.
1834 - O jornal O Olindense é fundado em Recife por Álvaro e Sérgio Franco. Caracterizou-se como um jornal estudantil que abordava as lutas políticas da época.
1888 - A Princesa Isabel faz um discurso dizendo que "a extinção do elemento servil é hoje aspiração aclamada por todas as classes", referindo-se à abolição da escravidão no Brasil.
1930 - Um incêndio destrói totalmente a cidade colombiana de Cucuta.
1942 - Alfonso López é eleito presidente da Colômbia. 
1948 - O dramaturgo norte-americano Tennesse Williams ganha o prêmio Pulitzer por sua obra teatral Um Bonde Chamado Desejo.
1851 - O jornal Cinco de Setembro dá início à imprensa no Estado do Amazonas.
1908 - Em Chicago, se comemorou o primeiro Woman's day (Dia das Mulheres). Presidido por Lorine S. Brown e documentado pelo jornal mensal The Socialist Woman, no Garrick Theather, reuniu 1,5 mil mulheres que aplaudiram as reivindicações por igualdade econômica e política.
1949 - A primeira sonda espacial norte-americana, o Viking, é lançada, chegando a 80 mil metros da Terra.
1971 - Erich Honecker foi eleito secretário-geral do PSU, na Alemanha, dez anos após supervisionar a construção do Muro de Berlim.
1982 - Guerra das Malvinas: o navio argentino General Belgrano naufraga após ser atingido por um barco de guerra britânico. 
1983 - Um terremoto destrói parte da cidade californiana de Coaninga.
1985 - Os dirigentes dos sete países mais industrializados (G-7) se comprometem publicamente a seguir trabalhando pela paz, liberdade, democracia, justiça social e prosperidade, comemorando o 40º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial e o término de sua reunião em Bonn (Alemanha).
1991 - O bioquímico mexicano Francisco Bolivar Zapata recebe o Prêmio Príncipe de Astúrias de Investigação Científica e Técnica. 
1992 - Quatro policiais que haviam espancado um negro são absolvidos pela Justiça norte-americana, causando três dias de revoltas em Los Angeles e em outras cidades dos Estados Unidos. No episódio, 58 pessoas morreram.
2001 - Os Estados Unidos perdem sua cadeira na Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas, pela primeira vez desde 1947.

Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário