A XV Jornada Cultural do Museu do Sertão, realizada no dia 16 de março de 2019, contou com a presença de intelectuais de oito Estados brasileiros (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal).
Cerca de 180 escritores, cientistas, historiadores, poetas e Artistas Plásticos participaram deste importante evento cultural. Mais de uma dezena de Academias de Letras, Academias de Ciências, Academia de Artistas Plásticos, Institutos Históricos e Geográficos e outras instituições de cunho cultural prestigiaram a referida jornada.
Dentre as destacadas instituições de outros Estados que tomaram parte na XV Jornada Cultural do Museu do Sertão podemos citar a Academia Cearense de Ciências-ACECI, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, a Academia Lavrense de Letras-ALL, Academia de Letras e Artes do Ceará-ALACE, Academia de Letras Juvenal Galeno-ALJUG, Academia Sobralense de Estudos e Letras - ASEL, AQQB-DF, UBE-CE, AJEB-CE, Lions Clube Sobral Caiçara e outras instituições.
Para participar abrilhantando o evento, uma verdadeira caravana partiu do interior do Ceará, da cidade de Sobral, com integrantes da Academia Sobralense de Estudos e Letras - ASEL, Lions Clube Sobral Caiçara, e levaram também exemplares da Revista Alternativa para o Museu do Sertão.
Do Rio Grande do Norte, praticamente todas as Academias de Letras da capital e das cidades do interior participaram desta jornada. As palestras proferidas durante o evento foram de alto nível e versaram sobre Ciências, Literatura, Artes e História. O Hino Nacional e o Hino do Museu do Sertão foram interpretados pela Juíza de Direito Welma Menezes, que com sua voz belíssima, encantou a todos os presentes. Uma outra atração artística que sensibilizou os participantes do evento foi a “dança do xaxado“ apresentado pelos alunos da Escola Rotary, sob a coordenação da dinâmica e eficiente Diretora, Professora Jailma Soares.
Além dos cientistas, escritores, poetas e historiadores, prestigiaram também o evento, a classe empresarial. Destacados empresários do nosso Estado se fizeram presentes.
A II Exposição de Artes Plásticas de Mossoró, organizada pela Academia Mossoroense de Artistas Plásticos-AMARP, sob a liderança de sua Presidente Franci Dantas, foi um show à parte, pela beleza das obras expostas.
A Exposição de Livros de Autores Cearenses, organizada pelo ex-governador Gonzaga Mota enriqueceu sobremaneira o evento. Por ocasião da Jornada Cultural, a Presidente da Câmara, Vereadora Izabel Montenegro e o Vereador Francisco Carlos entregaram ao grande benfeitor do Museu do Sertão, sobralense Carlos Aguiar, o dignificante Título de Cidadão de Mossoró.
Assista aqui o vídeo da XV Jornada Cultural do Museu do Sertão
Fonte: Professor Benedito Vasconcelos
Fotos: Redes sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário