quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

ASEL abre Atividades para 2019 com Palestra do Frei Hermínio sobre a História do Cruzeiro


A Academia sobralense de Estudos e Letras - ASEL, que tem como Presidente a Professora Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante estará abrindo suas atividades para o ano de 2019, com uma palestra a ser proferida com o Frei Hermínio Bezerra de Oliveira, abordando a "História do Cruzeiro".

O palestrante será apresentado pela Gestora de Desenvolvimento Humano Antônia Vasconcelos, conhecida como Betinha.
Serviço:
Data: 23 de janeiro de 2019 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Av. Dr. Guarany, 535 - Derby - Sobra - CE (MESS/ASEL)
Traje: Autoridades e Acadêmicos, passeio completo e demais convidados, esporte fino.

Sinopse
O escritor e estudioso de numismática, Frei Hermínio Bezerra de Oliveira, membro da Academia Metropolitana de Letras, autor do livro “Cruzeiro, vida e metamorfose”, fará uma palestra na Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL), no dia 23 de janeiro de 2019, às 19h, com o tema: “História do Cruzeiro”. O palestrante discorrerá sobre a história da moeda brasileira a partir dos cruzeiros da década de 1940. É, portanto, contar um pouco da história, econômica e social do país.
Perfil do autor
Afonso Bezerra de Oliveira, brasileiro, solteiro, religioso capuchinho, que adotou o nome religioso: Frei Hermínio Bezerra de Oliveira nasceu em 13/07/1945 na cidade de Quiterianópolis (CE). Frei Hermínio é professor e mestre em Psicologia da Religião pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), com a tese: A Religiosidade Popular no Nordeste. Lecionou Psicologia no Curso de Formação do Ator da UFBA, Psicologia na Faculdade de Filosofia de Fortaleza (Prainha) e Psicologia, no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Teresina. Fez o curso de Teologia na Universidade Católica de Salvador e Curso de Psicologia na Universidade Federal da Bahia. Colaborador da página Opinião do jornal “O POVO”. Possui Diploma Especial em Patrística Grega, pela Universidade Católica de Friburgo, com a tese: “O problema do bem e do mal no Pastor de Hermas”. 
Provincial dos Frades Capuchinhos do Ceará e Piauí de 2001 a 2003. É colunista semanal, às segundas-feiras, do Diário do Nordeste. Foi tradutor oficial para a língua portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Cúria Geral da Ordem, em Roma – Itália, Via Piemonte, 70 – 00187, Roma – de fevereiro de 2007 a março de 2013.

De 02/03/2015 a dezembro de 2016 fez a tradução do italiano para o português, do Santorale Francescano, um missal com 744 páginas. Em vias de publicação pela FFB = Família Franciscana do Brasil.
Membro nomeado representante do Brasil em dois Encontros de Estudiosos da Ordem Capuchinha, ambos em Roma, em 1985 e 1989.
Membro convidado a Colaborar na Organização e Realização do Curso de Formação Permanente da Ordem Capuchinha, em Frascati, (ROMA), outubro e novembro de 1996. 
Membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, (AMLEF), Cadeira 01, desde 31/08/2015.
Membro recém-eleito (ainda não empossado), da Academia Cearense da Língua Portuguesa (ACLP).

Publicou os livros: 
-Raízes da Demopsicologia do Nordestino, 1988.
-A Religiosidade Popular no Nordeste, 1986. 
-Légua Tirana, em 1998.
-Luíza Bezerra de Oliveira, 80 anos de vida dedicados ao próximo, Fr. Hermínio -Bezerra e Zacharias Bezerra – 2004.
-Acordo Ortográfico, com o jornalista Zacharias Bezerra de Oliveira, 2009.
-Acordo Ortográfico – Vocabulário da Mudança, 2012 junto com o jornalista Zacharias Bezerra de Oliveira. 
-Cruzeiro, Vida e metamorfose 1942-1994, com a biografia das personalidades homenageadas em nosso dinheiro no período indicado, lançado em 28/05/2018, pela Editora PREMIUS, de Fortaleza.

Participação em livros:
Apresentação, Introdução, Prefácio, Capítulo, em vários livros: 
-Miguel Gomes de Freitas: um bravo sertanejo dos Inhamuns, de Paulo Sérgio B. G. Rodrigues, 2007.
-Nilo Campelo de Matos – a história de um homem de bem de, José Bezerra Anchieta, Teresina, 2008 - Prefácio.
-Bonfim e Bezerra, no início uma só família, de Maria Olívia Beserra Macedo, 2010 – Prefácio da Família Bezerra.
-Nem anjos, nem demônios: Educação Afetiva da pessoa com necessidade especial, de Yara Raquel Monte Coelho, 2011 – Introdução.
-ROMEIROS no chão Sagrado, de Frei Glauber Pinheiro Barros, Ed. Premius, 2013 – Prefácio.
-Rosa Moraes – um século Educando por Amor, Zacharias Bezerra e Ionele T. Puster, Ed. Expressão Gráfica, Fortaleza, 2013 - Um capítulo.
-Luiza, mulher: uma vida de amor e de esperança (90 anos). Ed. Expressão Gráfica, 2014.

ORGANIZADOR do livro:
-SEMINÁRIO SERÁFICO – 80 anos de caminhada – Lançado em 09/12/2014.

Fonte/fotos: Academia Sobralense de Estudos e Letras - ASEL